Por que oferecer o seu imóvel para alugar via Imobiliária
Voltar para o blog

Por que oferecer o seu imóvel para alugar via Imobiliária


Por que oferecer o seu imóvel para alugar via Imobiliária?

 

"Será que vale a pena alugar o meu imóvel direto para um inquilino sem o intermédio de uma imobiliária?"

Essa é uma dúvida frequente entre proprietários de imóveis.

E neste texto buscamos colocar para pensar quem já enfrentou esse dilema.

 

Sim, sabemos: alugando direto, o proprietário embolsa um valor maior.

Mas e o que poderia dar errado nesse aluguel “direto”?

 

Digamos que você tenha alugado o seu imóvel direto para o inquilino, e então...

- O pagamento do aluguel do mês misteriosamente não entrou na sua conta.

- Houveram danos no imóvel, alguns deles talvez até irreparáveis.

- Já aluguei por um ano e agora preciso do imóvel de volta porque o meu filho vai morar nele ou ainda, porque recebi uma ótima proposta para vendê-lo.

- Fiquei sabendo que as contas de condomínio e energia elétrica não foram pagas.

- O inquilino resolveu se mudar e me avisou hoje que semana que vem não estará mais no imóvel. Não deu nenhum comunicado, muito menos o aviso 30 dias antes da desocupação.

- (Passada uma semana) O inquilino foi-se embora, mas sequer pintou o imóvel... sem contar os débitos que ficaram na companhia de energia elétrica.

 

E agora, como se resolvem essas dores de cabeça, e esse prejuízo financeiro?

Casos assim se resolvem "facilmente" (perceba a ironia) na justiça.

Muitos proprietários de imóveis nos procuram imediatamente após sofrerem com essas situações, e com casos tristes como esses.

Obviamente não há como remediar. O acontecido aconteceu! Mas é possível garantir que as próximas experiências sejam mais tranquilas e responsáveis.

Finalmente o aluguel será intermediado por uma imobiliária, e assim o proprietário não correrá os riscos, pois um contrato adequado será redigido para deixá-lo muito mais seguro e tranquilo de tudo.

Não terá mais o trabalho de cobrar mensalmente o inquilino e passará a receber o valor do aluguel todo mês na sua conta.

As 'tretas' (encrencas) são agora trabalho da imobiliária, e é por isso que é paga a taxa de administração (essa pequena taxa de cerca de 15% no mercado regional, que faz com que muitos encarem a aventura de alugar direto para o inquilino).

Além disso, quando você oferece o seu imóvel via imobiliária, tudo acontece mais rápido. A gente divulga em sites, nas Redes Sociais e também temos clientes potenciais cadastrados esperando por imóveis bem no perfil do seu. A gente também tem vistoriadores para registrar em fotos as condições do imóvel antes e depois do contrato de locação.

E onde fica o tal do 'fiador' nisso tudo? Ah, pois é. Caso o inquilino não cumpra com alguma das obrigações do contrato, lá está o fiador para se fazer cumprir e garantir que você, proprietário do imóvel, não saia lesado. Em aluguéis direto com o inquilino, dificilmente um fiador é acionado, pois o Inquilino adora só pagar 1 mês de caução adiantado, e com isso não sobra garantia para o proprietário, mesmo que fossem 3 meses de caucão, a garantia é muito fraca para dar tranquilidade ao proprietário.

 

De novo então: Você pensa mesmo em alugar direto?

Então pergunte-se (diversas vezes):

Será que esse inquilino é um bom pagador?

Ele vai cuidar bem do meu imóvel?

Ok, eu o conheço bem (será que conheço mesmo?), mas e se der alguma 'zebra', ele vai cooperar para resolver tudo numa boa? Ou será que vai anoitecer Inquilino e amanhecer um caloteiro?

Se eu precisar do imóvel de volta, ele vai liberar num prazo aceitável?

E enfim...

Quem, de fato, é um bom e confiável inquilino?

Intermediamos contratos de aluguel há mais de 8 anos e percebemos diariamente a satisfação de proprietários que sentem-se seguros conosco, com a negociação de aluguel do seu imóvel, assim como inquilinos que entendem a importância de cumprir à risca todos os detalhes do contrato, inclusive com seguros de incêndio, o que nem passa pela cabeça da grande maioria.

Deixa com a gente! Clique aqui e faça contato conosco.

Outros posts

  1. Veja agora o que está mudando no Mercado Regional

    Veja agora o que está mudando no Mercado Regional

    Mudança no Comportamento do Mercado Imobiliário da Região Pela primeira vez em 15 anos, o interesse por aluguel residencial ultrapassou o de compra, segundo mostra levantamento feito pelo portal ZAP...

  2. Talvez você já tenha lido essa manchete algumas vezes, juros caem novamente!

    Talvez você já tenha lido essa manchete algumas vezes, juros caem novamente!

    Está se concretizando pessoal! Corte na Selic, edição junina(de Junho de 2020). Na última semana, ela atingiu um novo patamar mínimo histórico: 2,25%. Talvez você já tenha lido essa manchete algumas v...

  3. Quem Somos

    Quem Somos

    Surgida do planejamento pessoal de um Profissional de Vendas, com forte atuação na Área de Construção Civil e com 24 anos de experiência na Venda de Bens e Serviços, principalmente neste setor, a Dema...

Compra e Venda de Imóveis

Plantão de Vendas
51 98421-4889
Fixo Oi
51 3011-2829
Fixo Oi
51 3011-2030
Atendimento de Vendas
51 98472-0020

Aluguel de Imóveis

Plantão Aluguel
51 99114-9138
Fixo Oi
51 3011-2030
Fixo Oi
51 3011-2829

Compra e Venda de Imóveis

Plantão de Vendas
51 98421-4889
Atendimento de Vendas
51 98472-0020

Aluguel de Imóveis

Plantão Aluguel
51 99114-9138