Por que oferecer o seu imóvel para alugar via Imobiliária
Por que oferecer o seu imóvel para alugar via Imobiliária?
"Será que vale a pena alugar o meu imóvel direto para um inquilino sem o intermédio de uma imobiliária?"
Essa é uma dúvida frequente entre proprietários de imóveis.
E neste texto buscamos colocar para pensar quem já enfrentou esse dilema.
Sim, sabemos: alugando direto, o proprietário embolsa um valor maior.
Mas e o que poderia dar errado nesse aluguel “direto”?
Digamos que você tenha alugado o seu imóvel direto para o inquilino, e então...
- O pagamento do aluguel do mês misteriosamente não entrou na sua conta.
- Houveram danos no imóvel, alguns deles talvez até irreparáveis.
- Já aluguei por um ano e agora preciso do imóvel de volta porque o meu filho vai morar nele ou ainda, porque recebi uma ótima proposta para vendê-lo.
- Fiquei sabendo que as contas de condomínio e energia elétrica não foram pagas.
- O inquilino resolveu se mudar e me avisou hoje que semana que vem não estará mais no imóvel. Não deu nenhum comunicado, muito menos o aviso 30 dias antes da desocupação.
- (Passada uma semana) O inquilino foi-se embora, mas sequer pintou o imóvel... sem contar os débitos que ficaram na companhia de energia elétrica.
E agora, como se resolvem essas dores de cabeça, e esse prejuízo financeiro?
Casos assim se resolvem "facilmente" (perceba a ironia) na justiça.
Muitos proprietários de imóveis nos procuram imediatamente após sofrerem com essas situações, e com casos tristes como esses.
Obviamente não há como remediar. O acontecido aconteceu! Mas é possível garantir que as próximas experiências sejam mais tranquilas e responsáveis.
Finalmente o aluguel será intermediado por uma imobiliária, e assim o proprietário não correrá os riscos, pois um contrato adequado será redigido para deixá-lo muito mais seguro e tranquilo de tudo.
Não terá mais o trabalho de cobrar mensalmente o inquilino e passará a receber o valor do aluguel todo mês na sua conta.
As 'tretas' (encrencas) são agora trabalho da imobiliária, e é por isso que é paga a taxa de administração (essa pequena taxa de cerca de 15% no mercado regional, que faz com que muitos encarem a aventura de alugar direto para o inquilino).
Além disso, quando você oferece o seu imóvel via imobiliária, tudo acontece mais rápido. A gente divulga em sites, nas Redes Sociais e também temos clientes potenciais cadastrados esperando por imóveis bem no perfil do seu. A gente também tem vistoriadores para registrar em fotos as condições do imóvel antes e depois do contrato de locação.
E onde fica o tal do 'fiador' nisso tudo? Ah, pois é. Caso o inquilino não cumpra com alguma das obrigações do contrato, lá está o fiador para se fazer cumprir e garantir que você, proprietário do imóvel, não saia lesado. Em aluguéis direto com o inquilino, dificilmente um fiador é acionado, pois o Inquilino adora só pagar 1 mês de caução adiantado, e com isso não sobra garantia para o proprietário, mesmo que fossem 3 meses de caucão, a garantia é muito fraca para dar tranquilidade ao proprietário.
De novo então: Você pensa mesmo em alugar direto?
Então pergunte-se (diversas vezes):
Será que esse inquilino é um bom pagador?
Ele vai cuidar bem do meu imóvel?
Ok, eu o conheço bem (será que conheço mesmo?), mas e se der alguma 'zebra', ele vai cooperar para resolver tudo numa boa? Ou será que vai anoitecer Inquilino e amanhecer um caloteiro?
Se eu precisar do imóvel de volta, ele vai liberar num prazo aceitável?
E enfim...
Quem, de fato, é um bom e confiável inquilino?
Intermediamos contratos de aluguel há mais de 8 anos e percebemos diariamente a satisfação de proprietários que sentem-se seguros conosco, com a negociação de aluguel do seu imóvel, assim como inquilinos que entendem a importância de cumprir à risca todos os detalhes do contrato, inclusive com seguros de incêndio, o que nem passa pela cabeça da grande maioria.
Deixa com a gente! Clique aqui e faça contato conosco.